Skip to main content

Noções básicas de gerenciamento de risco: a regra dos 2%

Do que você acha que a negociação de opções binárias bem-sucedida depende? Muitos traders, em sua maioria os não muito experientes, responderão que esta é a estratégia de negociação certa.

No entanto, um profissional sabe que qualquer pessoa envolvida na negociação de ações tem negociações lucrativas e não lucrativas. Este é um fato indiscutível. O mercado está sujeito a muitos fatores, inclusive psicológicos. Consequentemente, é simplesmente impossível prever corretamente o resultado de cada negociação, mesmo com a melhor estratégia do mundo.

Então, de que realmente depende o sucesso na negociação de ações? A resposta é óbvia: estabilidade. Quando a porcentagem de negociações perdedoras é menor do que a das vencedoras. E para isso não basta ter uma estratégia confiável. Aqui, você ainda precisa aprender a gerenciar adequadamente seus riscos.

Quanto do seu depósito você usa em uma negociação? Alguns traders, sucumbindo ao “instinto de jogador”, assumem riscos desnecessários e … perdem tudo. Imagine que você comprou um contrato de 20% de sua conta de negociação total e teve um prejuízo. Tentando “ganhar de volta” na próxima negociação, você aposta 40% “na linha” e novamente os perde. Assim, em apenas algumas entradas no mercado, você perdeu mais da metade do seu depósito. Mas a série de negócios malsucedidos pode continuar.

A maioria dos traders experientes concorda que o tamanho ideal de uma posição não deve ser superior a 2% do depósito. Apesar do fato de que isso pode não parecer suficiente para você, a prática mostra o oposto. Aplicando esta regra em todas as negociações e tendo uma estratégia de negociação confiável, você definitivamente receberá um aumento estável em seu depósito. O que, na verdade, é o trabalho de um trader.

Por outro lado, você não perderá seu depósito mesmo no caso de uma série prolongada de negociações não lucrativas e, tendo esperado passar a “tempestade”, continue negociando.

Vamos dar um exemplo da conveniência de usar 2% do depósito em cada transação. Digamos que você decida buscar lucros rápidos e escolha a opção de 10%. Após 5 negociações perdidas, você perderá mais de 40% (a porcentagem é retirada do saldo) do depósito. No caso de 2%, você não perderá nem mesmo um quinto de sua conta de negociação.

É difícil superestimar a relevância dessa abordagem nas opções binárias. Depois de comprar um contrato, você conhece inicialmente o lucro potencial e a perda possível. Portanto, usando 2% do depósito em cada negociação, você será capaz de sustentar uma série de mais de 49 perdas, o que é improvável mesmo com uma estratégia média.

Como você pode ver, você não precisa ser um guru comercial ou estudar um monte de literatura especial para cumprir a regra acima. É suficiente apenas segui-lo estritamente no processo de negociação e obter um lucro estável.

Além disso, a “divisão” do depósito total em pequenas quantias permitirá que você use o popular sistema Martingale com muito sucesso. Este último permitirá que você saia vitorioso, mesmo de uma longa série de contratos não lucrativos.

A negociação de opções binárias não é um jogo de cassino ou uma caça ao jackpot. Requer perseverança e constância, como em qualquer negócio sério.

Quanto mais cedo você entender essa verdade simples e aprender a controlar seus riscos, mais cedo começará a receber uma renda estável nos mercados financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *