Skip to main content

O que é Defi: a próxima «bolha de sabão» ou a grande esperança da indústria da criptografia?

Cryptocurrency ganhou grande popularidade nos últimos anos e evoluiu de um meio de pagamento para um ativo de bolsa de valores de pleno direito. A principal vantagem de tal moeda eletrônica é o sistema blockchain. Se não entrarmos nas subtilezas da criação de «moedas», podemos distinguir as seguintes vantagens do sistema acima mencionado:

  • Não «contrafacção». Todas as transações são registradas em uma cadeia sequencial. Portanto, uma criptomoeda não pode ser falsificada. Uma tentativa de remover parte do bloco destruirá a própria moeda.
  • Anonimato total. Mesmo que cada transação pode ser rastreada, não há nenhuma maneira de saber quem fez isso. O crypto-lock garante um alto nível de privacidade para o seu proprietário.
  • Sem inflação. Criptomoedas são limitadas a uma certa quantidade. Por exemplo, o Bitcoin mais popular terá um teto de 21 milhões. Atualmente, 17,5 milhões de unidades foram lançadas em todo o mundo. No entanto, o número de unidades aumentou. Por conseguinte, é impossível inundar o mercado com dinheiro electrónico, como é o caso do papel-moeda, o que significa que não correm o risco de inflação.

Como você pode ver, os benefícios da criptomoeda são óbvios. No entanto, apesar de as moedas electrónicas já estarem a ser utilizadas como um activo em algumas bolsas, muitos Estados restringem deliberadamente a sua circulação por serem consideradas uma ameaça para os activos financeiros tradicionais.

Não surpreendentemente, esta situação levou grandes players globais de criptografia a criar seu próprio mercado, onde a cunhagem eletrônica seria menos centralizada e subordinada a qualquer estrutura. Foi assim que o Defi nasceu.

O que é DeFi?

Vamos começar com a definição. O DeFi é um sistema financeiro descentralizado que permite transações de câmbio e o uso de serviços financeiros através de aplicativos/serviços baseados em algoritmos de plataforma blockchain (principalmente Ethereum).

Por outras palavras, o proprietário do activo criptográfico poderá interagir com outros participantes no sistema sem intermediários e autoridades de controlo. As transações garantidas aqui são fornecidas por ferramentas especiais chamadas Smart-contract (serão discutidas mais tarde).

O Defi permitiu que todos os usuários de Internet gerenciassem seus criptogramas produzindo facilmente a maioria das transações financeiras, de comércio/câmbio a empréstimos. Embora este mercado seja muito recente, já atraiu a atenção de comerciantes de criptografia de todo o mundo, e sua capitalização está aumentando a cada dia.

Ferramentas DeFi

Muitos utilizadores são atraídos pelo facto de o sistema jovem já dispor de amplas ferramentas para gerir os activos financeiros de forma flexível. Ao mesmo tempo, devido à sua completa descentralização (as transacções realizam-se sem intermediários), parece mais atraente do que outros tipos de bolsas de valores.

Então, o que o DeFi oferece aos usuários:

  • Protocolos de atribuição de créditos. Esta é uma das ferramentas mais populares entre os usuários, pois todos os cálculos podem ser automatizados, ocorrer instantaneamente e não exigem autoridade de crédito e credibilidade dos participantes.
  • Plataformas para criar tokens. Excelente oportunidade para grandes empresas para produzir seus próprios ativos com base em algoritmos blockchain.
  • Analista de software. Uma excelente ferramenta para os comerciantes de ações para analisar o estado do mercado e para celebrar contratos vantajosos.
  • Bolsas de valores. Aqui, cada proprietário de um cripto-ativo pode especular sem medo de bloquear contas ou outras ações desonestas por um corretor (intermediário).
  • Trocadores. Outra ferramenta popular que permite a troca rápida de criptomoedas sem intermediários e comissões adicionais.
  • DeFi Escrow. Permite que o comerciante para negociar em cryptovirus sem colocar seus ativos sobre eles.

Na verdade, os usuários do Defi recebem toda a gama de serviços financeiros sem medo de perder seus fundos devido a sanções por parte de grandes empresas (uma ocorrência frequente em bolsas centralizadas) e fraude.

O que são contratos inteligentes?

Em palavras simples, o contrato inteligente é um programa especial que permite realizar transações automaticamente e garante a sua execução por ambos os participantes. A vantagem dessa ferramenta é que ela funciona em um ambiente de blockchain. Conseqüentemente, tais transações são rastreáveis, transparentes e irreversíveis.

O código do contrato inteligente contém todos os dados sobre a transação em si, bem como as obrigações das partes e as sanções por violação do contrato. A execução da operação prevista no contrato inteligente é automática e não requer intermediário.

Alguns dos projetos de maior sucesso DeFi

Como mencionado acima, o DeFi é um sistema jovem. No entanto, já existem projetos de sucesso que encontraram seu público e estão se desenvolvendo em um ritmo acelerado. Por exemplo, eles incluem:

  • YFI. Provavelmente o projeto de maior sucesso em todo o sistema DeFi. O lançamento do token Yearn Finance foi anunciado em meados de julho deste ano. Surpreendentemente, a moeda foi criada para uma plataforma agregadora de rendimento operacional e por si só não tinha valor nominal. A rentabilidade esperada do projeto era de 10,58%. Porém, apenas uma semana após sua aparição na bolsa de valores, a YFI “enriqueceu” seus proprietários em 35.000%.
  • The Force Protocoll. O objetivo deste projeto é fornecer soluções complementares para transações multiplataforma, pagamentos em cadeia e transferências de dinheiro. O protocolo garante alta segurança e transparência dos serviços de criptografia.
  • NFTfi. Uma das plataformas de empréstimo mais populares. Aqui, cada usuário que possui ativos digitais pode usá-los como garantia para obter um empréstimo instantâneo.
  • Lition. Plataforma de venda de “energia verde” para produção Ethereum. Com o projeto, os produtores de energia ganham mais, pois não pagam intermediário pela venda, e os compradores podem adquiri-la a um preço reduzido.
  • Matcha.Uma troca de criptomoedas que permitirá que você compre e venda um ativo existente ao preço mais favorável. Os provedores de liquidez aqui são:0x Mesh, Rede Kyber e Uniswap, etc.

O que há no futuro para DeFi?

Os especialistas divergem sobre o futuro mercado promissor. Alguns (a minoria) acreditam que o setor se tornará “vítima” da própria capitalização, que já chega a US $ 15 bilhões.

Outros afirmam que o sistema continuará existindo. Ao mesmo tempo, os rumores de uma “bolha inflada” são muito exagerados e o novo mercado continuará a se desenvolver devido ao aumento da popularidade de ativos criptográficos.

Em conclusão, deve-se notar que o DeFi é um sistema muito jovem e é difícil prever com antecedência. Porém, quem já está atuando nesse mercado deve ficar atento a um importante evento que ocorrerá neste outono.

De acordo com muitos especialistas, após as eleições presidenciais dos EUA, haverá uma queda significativa no mercado de ações. Consequentemente, os investidores estarão procurando um ativo porto-seguro que a criptomoeda poderia muito bem se tornar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *