O indicador OsMA é uma das ferramentas mais subvalorizadas no mercado dos contratos electrónicos e não só. A razão de tal atitude “tendenciosa” entre os comerciantes (traders) reside no facto de este Expert Advisor (EA) ser muito parecida com a MACD, e alguns até pensam que a cópia.
No entanto, apesar da semelhança externa, os sinais destes indicadores são diferentes. E não em vantagem para o MACD. Contar-lhe-emos tudo numa determinada ordem.
Para começar, OsMA está na lista de instrumentos padrão na plataforma de negociação do corretor Pocket Option. Assim, se estiver a utilizar o terminal desta empresa, depois de ler este artigo, poderá tirar partido de todas as vantagens do EA.
Aparência e configurações
O nome do indicador fala por si. OsMA – ou seja, oscilador de médias móveis. É a partir deles que os dados são calculados, o que posteriormente forma um histograma.
Como já deve ter adivinhado, a janela com a ferramenta estará localizada na área de trabalho. Este EA difere do MACD pela ausência de linhas de sinal acima do histograma. Mas, por outro lado, tem uma vantagem indiscutível na forma de estar à frente de indicador MA por várias colunas do mesmo histograma.
É a característica acima referida que traz o benefício máximo na negociação de opções binárias. Afinal, aqui basta determinar a direção do preço, e a OsMA certamente prevê qualquer reversão da tendência atual.
Quanto às configurações, depois de clicar na imagem do lápis localizada ao lado do nome do indicador, um menu será aberto à sua frente, onde você precisa especificar os períodos das médias móveis.
São recomendados os seguintes parâmetros:
- EMA rápido – 12;
- EMA lento – 26;
- Sinal SMA – 9.
OsMA trabalha efetivamente em qualquer período de tempo, portanto, escolha o melhor período de tempo do gráfico para você. Na maioria das vezes, os traders de opções binárias preferem prazos mais curtos, o que lhes permite fazer mais negócios e, consequentemente, mais lucros.
Como negociar com OsMA
Dado que o indicador está muito à frente de seu “colega” MACD, os traders profissionais costumam usá-lo para procurar divergências. Esta é uma situação em que os dados no gráfico são exatamente o oposto daqueles no indicador.
Por exemplo, em um histograma, o primeiro pico está abaixo do próximo, mas em um gráfico é vice-versa. Nesse caso, você precisa comprar um contrato no sinal do EA, ou seja, CALL.
O tempo de validade no trabalho com divergências deve ser de pelo menos 4 velas. Em outras palavras, se você estiver negociando em um prazo de 5 minutos, a vida útil do contrato será de 20 minutos.
No entanto, existem opções para trabalhar no OsMA e para iniciantes. Nesse caso, basta comprar um contrato na direção da interseção das colunas de nível zero.
Por exemplo, se todas as colunas estavam no topo e, em seguida, uma foi formada abaixo de zero, você pode comprar um contrato PUT.
Nesse caso, basta definir o prazo de validade no valor de 3 velas.
Entretanto, devido ao fato de que este método é mais arriscado do que a divergência, é recomendável utilizá-lo em combinação com o Martingale.
Em geral, OsMA pode melhorar significativamente seu desempenho de negociação no mercado de opções binárias. Tudo o que você precisa fazer é incorporá-lo em sua estratégia de negociação ou substituir o MACD que você já está usando.