Skip to main content

Psicologia individual de negociação

O estado emocional de um negociador afeta diretamente o estado de sua capital. Qualquer estratégia, mesmo a melhor e comprovada ao longo dos anos, pode levar a perdas se o negociador que a usa estiver cheio de medos, arrebatamento ou sentimentos de frustração. O resultado do uso de qualquer instrumento, mesmo o melhor, depende muito da pessoa, e não de fatores externos. Um negociador que está confiante em si mesmo e em seus pontos fortes tem mais chances e oportunidades de ganhar dinheiro usando até mesmo a pior ou estúpida estratégia, precisamente porque ele não dá rédea solta às suas emoções. Ao negociar nos mercados financeiros, é sempre importante estar psicologicamente preparado para a vitória.

Depois de estudar a estratégia e começar a usá-la, qualquer iniciante, após várias transações bem-sucedidas consecutivas, começa a se imaginar como um grande negociador, uma espécie de guru do mercado. Na esteira da euforia, ele imediatamente começa a ignorar descuidadamente suas próprias regras de negociação, determinadas pela estratégia. E isso se deve à sua excessiva autoconfiança, que dá margem à ilusão de sua infalibilidade. E este caminho leva ao caminho da auto-sabotagem. E, como resultado – a perda de todos os seus meios. É necessário entender que não importa o quão bem sucedido o negociador tenha no início do caminho, é perigoso e extremamente estúpido ignorar as regras. Apenas a adesão sistemática às suas regras levará um negociador ao sucesso, apesar das perdas resultantes em seu caminho. A principal marca de um negociador de sucesso é sua capacidade de acumular capital de forma constante.

As regras são importantes na negociação. Manter o diário de negociador será uma boa ajuda no desenvolvimento de regras para trabalhar no negociação-online. O diário de negociador é uma história de todos os sucessos e fracassos, descritos e analisados ​​em detalhes, o que ajuda a evitar a repetição de erros e torna possível desenvolver e aprimorar sua estratégia de negociação. Ao anotar seus sucessos, você se ajuda a entender o que faz melhor, enquanto a análise de seus erros revelará o que mais você precisa aprender ou descartar para ter sucesso. Olhando para trás, você verá como vai crescer, o que será um bom incentivo e ajudará você a não perder a fé em si mesmo. Não se surpreenda que, para a análise de mercado, você gaste menos esforço do que a introspecção, porque trabalhar em você mesmo é a chave para uma negociação bem-sucedida.

O controle sobre você e suas emoções é um componente importante do sucesso nas negociações. Há uma lição de negociação importante tomada da comunidade de alcoólicos anônimos. É importante notar que há uma semelhança clara entre um negociador que perde dinheiro e um alcoólatra: ele muda constantemente suas táticas de negociação como um alcoólatra, que acredita que pode resolver seu problema mudando de bebidas fortes para aquelas que são mais fracas. Esse negociador se torna um fracassado, incapaz de admitir a perda de controle sobre sua negociação. Somente reconhecendo-se como alcoólatra, o bebedor pode trilhar o caminho da recuperação. Um alcoólatra, que só teve a recaída, afundou até o fundo da vida e perdeu tudo, percebe que é um alcoólatra. Assim, o negociador, que caiu na euforia e se sentiu onipotente após uma série de transações bem-sucedidas, age de forma imprudente e perde os ganhos e, em seguida, todo o capital, escorregando para o fundo do abismo dos mercados financeiros. E sendo expulso do mercado, poucos entendem que todas as suas perdas ocorreram não pelo fato de terem negociado incorretamente, mas por causa de um pensamento errado. E apenas essas pessoas podem mudar a si mesmas e se tornar negociadores de mercado bem-sucedidos. É por isso que o primeiro passo para o sucesso será reconhecer-se como um “alcoólatra”, “aquele que perdeu”.

Uma transação desvantajosa para perdedores é como bebida para um alcoólatra. Uma pequena perda é comparável a um copinho de vodka, uma grande perda é louca bebedeira. Uma série de perdas já é acesso de bebedeira. Um negociador perdedor corre de um instrumento para outro, mudando estratégia de negociação após estratégia, correndo para todos os gurus e “professores”. Seu dinheiro está abaixando às pressas após sua correria na tentativa de pegar a sorte pelo rabo e reviver o sabor da vitória. Você só pode permanecer abstêmio se entender de uma vez por todas: “Sou um alcoólatra”. Se você acha que venceu o álcool, você instantaneamente abrirá seu caminho de volta para a bebedeira. É por isso que todas as manhãs do dia de negociação é necessário começar sentando ao lado da tela de cotações e dizendo: “Olá, sou eu, Rodrigo. Sou um perdedor”.

Uma lição aprendida com comunidade de alcoólicos anônimos nos ajuda a entender que favorecendo seus medos um negociador pode se levar a uma situação desesperadora e falhar. Um negociador de sucesso reage às perdas como uma pessoa abstêmia com amigos depois de alguns copinhos – tentei um pouco de vodka e isso é o suficiente. Para ele, uma série de perdas serve como sinal de que é hora de parar e refletir sobre o que o negociador está fazendo de errado. O perdedor, ao contrário, na tentativa de se recuperar e na esperança de uma grande vitória, continua abrindo transação após transação, incapaz de se conter. Com tal desejo por transações, eles rapidamente cruzam a linha entre o risco bem pensado e o jogo de azar, jogando todo o seu capital para o vento. Essas pessoas negociam online sob a influência de um impulso momentâneo e caem em uma dipsomania lúdica. Tendo perdido tudo, esses caras fofos correm para trabalhar como analistas, como um bêbedo que tudo perdeu com bebedeiras e consegue um emprego em loja de bebidas para lavar louça, bebendo até o fim o resto do álcool. Ao enganar a si mesmo e aos outros, a maioria dos perdedores finge prosperidade na negociação, administrando seu capital de forma cada vez mais imprudente. Sem se importar com as notas, planos e controlo de posições, eles vão para o fundo cada vez mais rápido, completamente sem pensar no quanto perderam.

É obscuramente e horrivelmente no fundo. Uma pessoa vem construindo sua pirâmide de autoestima por toda a vida e, para muitas pessoas, ela atinge níveis significativos. E ainda mais doloroso para esses sabichões estar no fundo do abismo depois de perder seu capital. Nesses casos, surge o desejo de largar tudo e fugir, escondendo-se de todos que estão no canto. Não ceda a isso, lembre-se: você não é o único. Muitos negociadores estiveram lá antes de você. Recuperar-se e construir uma nova carreira de sucesso como negociador só é possível quando você reconhece que o motivo do fracasso está em você. Só assim é possível desenvolver o autodomínio inerente a um negociador de sucesso.

O negociador deve entender que ele não tem poder sobre as perdas. Transações desvantajosas acompanham qualquer pessoa e não podem ser evitadas. Ao abrir uma transação, o negociador sempre assume riscos e isso é normal. Apenas o excesso de risco é anormal. Um profissional sempre determina o risco que está disposto a assumir no caso de uma previsão errada. Tendo determinado o valor máximo permitido que pode ser arriscado em uma transação particular, o negociador não deve de forma alguma excedê-lo. Vendo uma transação potencial na qual você tem que exceder o risco aceitável, mesmo que por alguns centavos, você deve deixar passar. Você não pode ganhar todo o dinheiro e perdê-lo é muito fácil. Se o valor do risco da transação for excedido até mesmo por um dólar, considere-se um perdedor. É claro que, ao negociar online, você não deve pegar um volume maior do que o planejado, mesmo no momento em que parece que o próprio lucro está flutuando em suas mãos.

O mercados financeiros podem ser comparados a uma das maiores atrações do mundo. É como uma competição esportiva em que você pode ser espectador e participante ao mesmo tempo. Imagine que você está em uma partida de futebol onde por cem dólares você pode correr para o campo e se juntar a qualquer uma das equipas. E se você também marcar um golo, será pago de acordo com os vencimentos de profissional! Na primeira vez, você seguirá o jogo até ver um bom momento para você entrar no jogo. E na segunda vez você faz o mesmo. Tamanha cautela do iniciante e deu origem à notória ilusão de “sorte do iniciante”. Porém, tendo marcado alguns golos e recebido muito dinheiro por isso, um amador tem a ilusão de que é muito melhor do que um profissional. E assim, amadores ávidos por dinheiro começam a pular para o campo mesmo quando o jogo não é oportuno para eles. E tendo perdido todo o seu dinheiro após uma curta série de fracassos, eles nem conseguem entender o que aconteceu.

Tendo tropeçado em um toco, o macaco, enraivecido de dor, começa a espancá-lo com os pés. Você costuma fazer o mesmo. Quando os mercados caem, e você está tentando ganhar dinheiro com a compra, começa a abrir transações para o crescimento repetidamente, na esperança de que o mercado vá lá novamente. Nesses momentos, todas as suas ações estão subordinadas às emoções, não à razão. Raiva, medo e enlevo são os piores inimigos do sucesso.

Gerenciando suas emoções e entendendo as origens de seus erros, você pode desenvolver gradualmente um senso de confiança. Compreensão dos aspectos psicológicos ajudará a identificar mais facilmente os erros cometidos e evitá-los no futuro. Aquisição de experiência e trabalho em si mesmo são as bases do sucesso para um negociador que ganha consistentemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *